Telefone: Qualidade em Ortopedia 24h (12) 3924-8200 (12) 98133-0073

Dicas do Especialista

Quais os benefícios da prática regular de atividades físicas?

Quais os benefícios da prática regular de atividades físicas?

 

A prática de atividades físicas regulares aumenta a expectativa e a qualidade de vida. Previne as doenças cardiovasculares (infartos e derrames) e ajuda no combate do sobrepeso e da obesidade. Auxilia no controle do diabetes e da hipertensão arterial.

Melhora a autoestima e funciona como adjuvante no tratamento e prevenção da ansiedade e depressão, entre outros transtornos trazendo benefícios para nossa saúde.

Os exercícios aumentam a energia, ajudam a reduzir o estresse do dia a dia e melhoram a qualidade do sono.

 

Do ponto de vista ortopédico os exercícios regulares trazem benefícios muito importantes como:

- desenvolvimento e manutenção dos músculos
- força e resistência muscular
- flexibilidade articular
- coordenação motora
- melhora da postura
- diminuem as dores músculos-esqueléticas
- previnem a osteopenia e osteoporose

Quanta atividade física devo fazer?

A quantidade mínima de atividade física necessária para esses benefícios é de aproximadamente 30 minutos de atividade moderada diariamente. Porém isso não é uma regra. A prática esportiva pode ser realizada de 3 até 6 vezes na semana, dependendo da modalidade, intensidade e objetivo dos treinos. Normalmente devemos ter no mínimo 1 dia de repouso para a recuperação muscular, porém isso varia de acordo com a modalidade esportiva praticada.

A orientação adequada de um profissional (educador físico ou fisioterapeuta) é muito importante para a prevenção das lesões e para alcançarmos os objetivos desejados.

Importante: antes de começar qualquer atividade física é importante a avaliação de um médico cardiologista e de um médico ortopedista.

 

Dra. Fabíola Godoy
Por: Dra. Fabíola Godoy