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Dicas do Especialista

Os Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade

Os Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade

A prática de exercícios físicos durante a vida é muito importante em todas as idades e, na terceira idade é essencial, pois ajuda na manutenção da saúde física e mental melhorando a qualidade de vida.

A atividade física na terceira idade ajuda na manutenção da capacidade funcional e na autonomia física. Durante o processo de envelhecimento nosso organismo sofre processos degenerativos, que ocorrem com maior velocidade nas pessoas sedentárias, como:

- aumento do tecido adiposo;
- diminuição da massa óssea e muscular;
- menor flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora;
- diminuição das aptidões físicas.

Os exercícios proporcionam benefícios como:

- fortalecimento da musculatura;
- melhora dos reflexos;
- auxilio da marcha e aumento da mobilidade;
- ganho de flexibilidade;
- auxilio no controle do diabetes e da hipertensão arterial;
- aumento da massa muscular e óssea;
- estimulação do metabolismo;
- manutenção e redução do peso corporal;
- diminuição do tecido gorduroso;
- estimulo dos aspectos cognitivos (atenção e memória);
- bem estar físico e psicológico.

Cada tipo de atividade física promove saúde de uma maneira específica e cada indivíduo possui suas limitações ou deficiências. Não existe um tipo de exercício especifico para cada faixa etária e sim uma recomendação de acordo com os objetivos e limitações de cada pessoa.

Existem diversos tipos de atividade física. Dentre elas podemos destacar:

- “Musculação ou Treinamento Resistido“: tem como principal característica o fortalecimento muscular e, consequentemente, o fortalecimento ósseo extremamente importante na terceira idade;

- “Pilates”: promove a flexibilidade, fortalecimento muscular e também a manutenção da postura. O Pilates desenvolve o “Power House” que é o centro de força do corpo. Aperfeiçoa a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal, a respiração, entre outros benefícios. (Na terceira idade a postura fica debilitada por falta de força ou também por vício de uma postura errada durante a vida);

- “Treinamento Funcional” é uma mistura de exercícios que promove a melhora na performance nas atividades esportivas e na vida diária, aperfeiçoa as aptidões físicas, a agilidade, coordenação e força; todas essenciais para uma independência diária durante as tarefas do dia a dia.

Aqui vimos algumas modalidades de atividade física que trazem muitos benefícios. Mas, o universo de exercícios é ilimitado: caminhada, dança, natação, hidroginástica, ioga, tênis, ciclismo, etc. O mais importante é sempre procurar orientação de um profissional capacitado (educador físico e/ou fisioterapeuta) que vai direcionar a atividade para que os objetivos sejam alcançados de uma maneira saudável.

Outro ponto importante é sempre realizar um check-up cardiológico. O médico cardiologista irá liberá-lo e orientá-lo, se existir alguma restrição ou contraindicação, quanto à modalidade e/ou a intensidade do exercício.

O segundo passo é a avaliação do ortopedista. Se você sente dor ou desconforto nas costas, ossos ou articulações, o médico ortopedista pode ajudar auxiliando na escolha da modalidade esportiva mais adequada e também na prevenção de possíveis lesões.

Se você tem alguma doença ou realiza algum tratamento, também deve consultar seu médico para saber se existe alguma restrição ou contraindicação à pratica de alguma atividade.

Bom exercício!

 

Dra. Fabíola Godoy
Por: Dra. Fabíola Godoy