Telefone: Qualidade em Ortopedia 24h (12) 3924-8200 (12) 98133-0073

Centro Cirúrgico do Hospital Orthoservice

Cirurgia Ombro e Cotovelo > Reparo artroscópico de Manguito Rotador


O que é?

Está cirurgia consiste em reinserir (costurar) o tendão rompido ao osso do braço. É realizada através dos portais artroscópicos (4 ou 5 a depender das estruturas a serem reparadas).

Quando está indicada?

Esta cirurgia está indicada sempre que uma pessoa não apresentar melhora da dor no ombro após realização de no mínimo 3 meses de fisioterapia. Ou ainda quando a ruptura do tendão tenha acontecido por causa de algum trauma. Neste último caso indica-se a cirurgia, sem tentar a fisioterapia antes.

O que esperar da cirurgia?

A cirurgia de reparo de manguito apresenta bons e excelentes resultados em 95 a 98% dos casos. O tratamento é realizado visando a melhora da dor, mas frequentemente encontramos também melhora da força do braço. Quando a lesão do tendão é muito grande, a taxa de sucesso cai um pouco, mas ainda continua a ser um procedimento de alta eficácia.

Preciso ficar imobilizado?

Sim. É necessário no mínimo um mês de tipoia. Casos onde a lesão é grande podem precisar de mais tempo imobilizado, geralmente de até 45 dias. Após este período é iniciada a fisioterapia, primeiramente com o intuito de recuperar a mobilidade do braço e após isso visando o fortalecimento muscular.

Em quanto tempo posso voltar às minhas atividades normais?

Geralmente a pessoa pode retornar ao trabalho administrativos após 15 dias, com uso de tipoia. O retorno a atividades que exigem uso de força com membro superior não deve ser realizado antes de 6 meses após a cirurgia. Da mesma forma, a atividade esportiva só estará liberada após 6 meses.

Voltar