Telefone: Qualidade em Ortopedia 24h (12) 3924-8200 (12) 98133-0073

Centro Cirúrgico do Hospital Orthoservice

Cirurgia Ombro e Cotovelo > Reparo artroscopico de Luxação do ombro


O que é?

É o reparo do labrum, que é uma estrutura que fica em volta da cartilagem da glenóide, servindo para aprofundar e dar maior congruência à articulação. O Labrum da glenóide é responsável por grande parte da estabilidade do nosso ombro.

Quando está indicada?

Sempre que a pessoa possua sintomas de instabilidade no ombro, mesmo que ele não esteja de fato saindo do lugar, e apresente a lesão do labrum vista na ressonância. A pessoa com ombro instável tem maior chance de lesar outras estruturas ao longo do tempo, mesmo que o ombro não esteja saindo do lugar, casos tenha sintomas de instabilidade, detectados pela história e pelo exame físico.

O que esperar da cirurgia?

Esta cirurgia apresenta alta taxa de sucesso, porém pacientes que praticam esportes de contato podem apresentar recidiva da lesão, o que pode necessitar de um procedimento mais agressivo.

Preciso ficar imobilizado?

Sim. O paciente fica com tipoia por um mês, e após isso dá início à fisioterapia. A atividade física estará liberada, em média, 6 meses após a cirurgia.

Em quanto tempo posso voltar às minhas atividades normais?

Geralmente a pessoa pode retornar a trabalhos administrativos após 15 dias, com uso de tipoia. O retorno a atividades que exigem uso de força com membro superior não deve ser realizado antes de 6 meses após a cirurgia. Da mesma forma, a atividade esportiva só estará liberada após 6 meses.

Voltar