Telefone: Qualidade em Ortopedia 24h (12) 3924-8200 (12) 98133-0073

Centro Cirúrgico do Hospital Orthoservice

Cirurgia Ombro e Cotovelo > Cirurgia para prótese reversa de ombro

O que é?

É a cirurgia para substituição da região articular do ombro para casos onde haja insuficiência dos tendões do manguito rotador. Colocamos uma peça de metal com polietilenoarre onde naturalmente fica a cabeça do úmero e uma peça de metal arredondada onde fica a cartilagem da glenóide, de forma contrária a prótese anatômica, por isso o nome reversa.

Quando está indicada?

É indicada sempre que houver a associação de desgaste ou artrose da articulação com lesão grave do manguito rotador. Ainda pode ser indicada em casos de fraturas graves de úmero proximal, ou também em casos sem artrose quando a lesão de manguito rotador é tão grave que impede o movimento normal do braço.

O que esperar da cirurgia?

Esta cirurgia apresenta bons resultados, com melhora importante da movimentação do membro superior quando ela está afetada, no entanto há um índice de complicação considerável que deve ser acompanhado de perto pelo médico cirurgião.

Preciso ficar imobilizado?

Não.

Em quanto tempo posso voltar às minhas atividades normais?

Geralmente a pessoa pode retornar a trabalhos administrativos após 15 dias, com uso de tipoia. O retorno a atividades que exigem uso de força com membro superior deve ser evitado indefinidamente, para evitar desgastar os componentes da prótese. Da mesma forma, a atividade esportiva só estará liberada para exercícios leves após no mínimo 6 meses.

Voltar