Telefone: Qualidade em Ortopedia 24h (12) 3924-8200 (12) 98133-0073

Centro Cirúrgico do Hospital Orthoservice

Cirurgia Ombro e Cotovelo > Cirurgia para artrose de cotovelo

O que é?

É a cirurgia realizada para tratamento do desgaste da articulação do cotovelo. Em casos leves pode ser feita por artroscopia, porém casos mais graves, em pacientes ativos, necessitam realizar um “recapeamento” da articulação, o que fazemos com uma fáscia retirada da lateral da coxa, liberação de todos os ligamentos do cotovelo e colocação de um fixador externo articulado.

Quando está indicada?

Sempre que a pessoa apresentar desgaste da articulação associado à dor que não melhora com outros métodos ou quando a mobilidade do cotovelo fica limitada a ponto de impedir as atividades do dia-a-dia.

O que esperar da cirurgia?

Esta cirurgia ajuda bastante na melhora da dor e nos movimentos, possibilitando o retorno do uso do braço para as atividades normais, porém deve-se ter em mente que o cotovelo operado dificilmente terá a mesma movimentação ou força do cotovelo do outro lado. Deve-se saber também que esta cirurgia é provisória e tem a intenção de fazer com que a prótese de cotovelo seja feita o mais tarde possível, pois está última tem resultados ruins quando feita em pacientes muito ativos.

Preciso ficar imobilizado?

Não, porém em alguns casos a pessoa ficará com um fixador externo articulado.

Em quanto tempo posso voltar às minhas atividades normais?

Geralmente a pessoa pode retornar a trabalhos administrativos após dois meses. O retorno a atividades que exigem uso de força com membro superior deve ser evitado indefinidamente, para evitar desgastar mais o cotovelo. Da mesma forma, a atividade esportiva só estará liberada para exercícios leves após no mínimo 6 meses.

Voltar