Telefone: Qualidade em Ortopedia 24h (12) 3924-8200 (12) 98133-0073

Orientações de Internação: Pré e Pós Cirurgia

Prepare sua casa

Há uma série de coisas que você pode fazer antes da sua cirurgia:

Diga a sua família e amigos que você será submetido a uma cirurgia e talvez precise da ajuda deles durante a sua permanência no hospital e após a sua alta para casa.

Organize o transporte de ida e volta para o hospital no dia da sua cirurgia. Você pode não ser capaz de dirigir por algum tempo, então planeje sua locomoção.

Preparação pessoal

Remover esmalte das unhas das mãos e pés.

Remover piercings e joias, incluindo aliança de casamento.

Se você for submetido a cirurgia de manhã e tiver alta no mesmo dia, deve pedir a alguém para levá-lo para casa e ficar com você a primeira noite após a cirurgia.

Evacuar pelo menos 01 vez no dia anterior, caso não ocorra avisar a enfermagem.

Consulta ao cardiologista

Consulte seu cardiologista para uma rotina de check-up . Ele verificará a pressão arterial, solicitará exames de sangue e um eletrocardiograma de seu coração. Isso evitará que sua cirurgia seja adiada por causa de algum problema de saúde não tratado ou instável. Por favor, traga os resultados destes exames na consulta pré-anestésica.

 

Especialista

Se você faz acompanhamento com algum especialista, como, por exemplo, um hematologista é importante consultá-lo e avisar que você será submetido a uma cirurgia. Isto lhe dá tempo para organizar os testes e certificar-se que você pode prosseguir de forma segura, com a sua cirurgia. Por favor, traga os resultados destes exames na consulta pré-anestésica.

O que trazer com você no dia da cirurgia?

Medicamentos atuais em suas embalagens originais;

Roupas confortáveis e folgadas (como roupas de ginástica, moletons, etc) e sapatos com sola antiderrapante;

Os dispositivos auxiliares que você pode precisar e já têm, como uma tipoia, muletas ou bengala (s).

Se você for dormir no hospital traga: óculos / prótese auditiva / dentária / sabonete / shampoo.

Preparativos

A equipe de enfermagem vai reunir-se com você e prepará-lo para cirurgia. Eles vão atualizar o seu histórico de saúde e rever os seus medicamentos. Sua pressão arterial, pulso e temperatura serão analisadas e um acesso intravenoso será iniciado no seu braço.

Você marcará o local da cirurgia, porém a duração da cirurgia varia dependendo do procedimento cirúrgico.

Após a cirurgia, você será levado para a sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA), onde será monitorado e encaminhado ao quarto após a alta do anestesista.

Após a cirurgia o médico poderá conversar com o seu acompanhante. Caso você esteja sozinho, ele conversará no momento da sua alta.

Doença antes da cirurgia

Se você desenvolver gripe ou sintomas gástricos (como vômitos, diarreia) antes da cirurgia, por favor, ligue para a secretária do seu médico. Se a cirurgia precisar ser adiada por causa de doença, faremos todos os esforços para agendar uma nova data cirúrgica com prioridade. Se estes sintomas ocorrerem no final de semana antes de uma cirurgia, por favor ligue para o hospital na segunda-feira.

Toda cirurgia requer alguma forma de anestesia. Tanto a anestesia quanto a cirurgia tem alguns riscos. Felizmente, são muito raros. Mais é importante você saber que existem duas categorias principais de anestesia:

Antes de Ir para Casa

Antes de ir para casa, é importante que você:

- Tenha o equipamento necessário para permitir que você movimente com segurança em casa (por exemplo muletas, cadeira de banho, etc.).

- Seja capaz de caminhar com segurança, com ou sem muletas.

- Seja capaz de entrar e sair da cama por conta própria.

- Saber quais movimentos você pode realizar com o membro operado e quais devem evitar.

- Tenha em mãos sua receita médica.

Início de sua Alta

Quando você estiver pronto para sair, o seu acompanhante pode estacionar na calçada em frente do hospital. Seu acompanhante deve dizer ao guarda de segurança na recepção que ele/ela está aqui para levá-lo para casa. Estacionamento é permitido apenas por alguns minutos nesta área.

Caso você tenha alta no mesmo dia da cirurgia certifique-se de solicitar a um responsável para levá-lo para casa e ficar com você a primeira noite após a cirurgia. Seu julgamento pode ser afetado pelos medicamentos que foram administrados no hospital. Nas próximas 24 horas não dirija, opere máquinas ou ferramentas elétricas, beba álcool ou assine documentos legais.

Administração de medicamentos regulares

Retomar os seus medicamentos regulares, conforme prescrito pelo seu médico.

Retorno ao Trabalho

Pergunte ao seu médico quando você pode voltar a trabalhar. Tenha certeza que seu trabalho diário permita tempo para sua fisioterapia.

Preparação para a alta hospitalar

Tipos de Anestesia

Se você for para casa no mesmo dia da cirurgia e recebeu um bloqueio do nervo, existem algumas precauções que você deve tomar:

1. NÃO dirigir enquanto seu membro estiver dormente.

2. Em caso de bloqueio de membros inferiores: Use o seu andador, muletas, cadeira de rodas ou até que o efeito do bloqueio do nervo tenha passado.

3. Em caso de bloqueio de membros superiores: Use sua tipoia até que o movimento normal, força muscular e sensação retornem.

4. Mantenha a perna ou o braço elevado, tanto quanto possível, pelas primeiras 24 horas após a cirurgia, para ajudar a reduzir o inchaço.

5. Utilize a sua medicação para dor assim que começar a sentir formigamento, este é um sinal de que o bloqueio está passando.

6. Antes de dormir, você deve tomar a sua medicação para dor.

7. O bloqueio do nervo normalmente tem a duração de 12 a 20 horas.

Lembre-se que é importante proteger o seu braço ou perna de uma lesão até que o movimento normal, a força muscular e a sensação retornem. Evite o calor (ou seja, água quente) e apoiar seu membro em um local rígido (utilize travesseiros e almofadas).

Controle da Dor

Ter um pouco de dor após a operação é normal. Você pode ter dor por várias semanas após a cirurgia. Tenha em mente que cada pessoa sente dor de forma diferente.

O risco de se tornar viciado em analgésicos é baixo se você está usando-o como prescrito para controlar sua dor.

Maneiras de reduzir a dor:

- Descanso e atividades relaxantes.

- Aplique compressa de gelo no local da cirurgia para reduzir a dor e inchaço. Use o gelo várias vezes por dia, durante 10 minutos de cada vez para um máximo beneficio.

- Eleve seu braço ou perna acima do seu nível do coração para ajudar a reduzir o inchaço, pressão e dor.

Efeitos colaterais comuns de Medicação de dor

Prisão de ventre: Promover movimentos intestinais regulares, aumentar a sua ingestão de líquidos, a quantidade de fibras em sua dieta e sua atividade. Beber suco de ameixa também pode ser útil. Um laxante pode ser necessário. Fale com o seu médico.

Dor de estômago: Tome a sua medicação conforme orientação médica, para ajudar a prevenir a dor de estômago. Caso ainda persista a dor, solicite para o seu médico a medicação específica.

Clique aqui e faça o download do manual de orientações